sábado, 8 de maio de 2010

Estou vendo meu primeiro amor daqui

O tempo está nublado. Elá está na calçada de umas das sorveterias mais tradicionais da cidade. Está distribuindo panfletos do mais novo empreendimento sendo erguido. A rua vazia, nesse tempo frio e aconchegante, poucas pessoas ainda saem de casa para tomar sorvete. E ela está ali. Desde que a vi, faz umas duas horas. Entrega um panfleto para cada pessoa que passa.

Como ela está linda. E como cresceu, mesmo eu vendo do quarto andar no corredor do meu prédio. Uma senhora, uma mulher e um rapaz chegam. Ela entrega um à senhora e continua no seu posto. São 16:30 e um galo canta. Há um galo maluco aqui perto, que me faz ainda mais sentir desolado que poderia me sentir numa cidade do interior. Uma mãe chega com o marido e a filha, e ela novamente entrega o papel plastificado a um deles. E continua lá, parada.

Que trabalho! Ela deve estar ganhando muito bem para um serviço tão inerte.
Por que não desco para falar com ela? Falar o quê?, me pergunto. Apesar de saber que ela lembra de mim, não temos assunto. Eu poderia fingirque estava indo para a casa de um amigo, e ao vê-la, reconhecer-la, e decidir lhe dirigir a palavra. Acho que não dá mais. Estou em outra. Distante.

Mas eu já gostei dela, de verdade. Não sei como. Como eu poderia gostar de alguém sem antes de tudo me conhecer? É meu instinto de amor, que desde moleque desabrochava em mim, e nunca parou de dar frutos. Alguns chochos; outros caiam de maduros e apodreciam na terra. Mas minha planta continuará de pé.

Ela foi meu primeiro amor porque era/é? linda, graciosa, caçula... E lá está ela, em pé por horas e horas, e me bate um tipo de pena que não deveria sentir, pois é mútua, de mim para com ela, e de mim para mim mesmo. E é triste.

Cansei de voltar ao passado, que sempre me é tão presente. Assim como ela está fazendo a vida dela, tenho que fazer a minha. E diga-se de passagem, quero entregar mais que panfletos.

2 comentários:

  1. E vai, sim, entregar mais que panfletos!

    Gostei muito do blog!

    =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe a demora em responder. Obrigado, Graci. Seu comentário vale muito.

      Excluir